Powered By Blogger

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Capela de Nossa Senhora Aparecida em Igaporã

                            Foto: Capela de aparecida em Igaporã

Sonho da comunidade realizada!Capela linda ... Templo de Deus, casa santa ... Venha e veja, nossa senhora mora aqui nesse lugar ...


Histórico:
A comunidade Nª Sª Aparecida desde muito tempo cultiva a fé em nosso Senhor e tem como intercessora nossa mãe Aparecida. O número de devotos cada dia que passa vem aumentando, esse amor fez com que o povo procura-se construir um local para reuni-se em oração.Aqui na nossa comunidade eram comum as rezas populares, aos pés do cruzeiro. Rezava-se pedindo a chuva, além da via sacra e pelas crianças falecidas e sepultadas no local.

Origem:

A catequese no bairro foi e é sem dúvidas nenhuma o coração da capela.Pois foi a falta de um local para os encontros de catequese que impulsionaram no ano de 2005 as catequistas da comunidade a procurarem o Padre Silvério para resolver a questão.

Daí surgiu a idéia de terminar a capela que tinha no bairro.Então convocaram a comunidade, para decidir o seria feito, a reunião foi marcada para o dia 17 de novembro de 2005, na Escola Municipal Hugo Baltazar, várias pessoas compareceram e deram suas opiniões... Inclusive se fez presente o Pe.Silvério, paraco da paróquia na época.

Fato Interessante:
Ao consultar o engenheiro Deusdete Fagundes,veio uma notícia triste não seria possível aproveitar as paredes da capela,seria necessário derrubar e construir outra.(Já existia construída uma capela, feita por um perfeito- porém parada a anos).Ele então se dispôs a fazer a planta de acordo a necessidade da comunidade, uma capela onde teria um local anexado para a catequese.Nessa reunião o Padre Silvério colaborou dizendo um pouco de como seria legal uma capela com um espaço para a sacristia, o santíssimo e um banheiro para atender as necessidades futuras de uma comunidade que caminhava para o crescimento físico e espiritual.Ficou decido que a planta seria entregue o mais rápido possível.
                                

A comunidade começa a ser organizar em um multirão para construir a capela. Esse foi realizado no dia 04 de novembro de 2007.


No ano de 2007, com a chegada do Padre Alberto Basso na paroquia, estava construído apenas o alicerce, porém a obra estava parada, mas vendo a vontade e a necessidade do povo trouxe novas ideias para a comunidade. Que se organizaram novamente criando o Conselho Pastoral Comunitário. 

Com as Santas Missões Populares- 27 de agosto de 2007, forma-se em nossa comunidade exatamente em 17 de setembro o grupo de reflexão tendo no inicio 17 famílias participando. Reunindo-as famílias, seria mais fácil motivar as pessoas a terminar a capela para se reunirem em oração...


Resultado da união do povo foi a ideia de se fazer a primeira festa em Louvor a Padroeira do Bairro (Alto da Varginha). Vindo a ser realizada num novenário pelas ruas do bairro, concluindo com a santa missa na praça presidida pelo Pe. Silvério. Portanto o ano (2007) foi o marco das novenas em louvor a Nossa Senhora Aparecida.

Festejos do ano de 2008
realizado na Escola Municipal Hugo Baltazar da Silveria.Mesmo sendo um ano eleitoral, o povo não deixou de celebrar a festa de Aparecida.Celebranda o novenario nessa escola e concluída na igreja matriz, presidida pelo Pe. Joélio Brito.

                         
Enquanto isso as obras vão sendo feitas...
                   
                   

A comunidade trabalhou muito também nesse período, não podemos esquecer da barraquinha de cachorro-quente nos finais de semana. Que pagaram as primeiras dispersas da obra.

Vale lembrar...
Que durante a fase de erguimento da capela realiza-se na paróquia a campanha dos envelopes para cobrir a capela. Muitas das paróquias da diocese de caetité receberam e contribuíram.

A ajuda do Pe. Joãozinho (Paróquia Santo Antônio em Guanambi) divulgando no jornal EM FOCO  a construção e do Pe. Alberto (Paroquia Nossa Senhora da Gloria em Riacho de Santana) nessa fase foram importantes. Contribuindo com uma certa quantia para cobrir e erguer a capela.
                    
                   
Sobre o Local (terreno)
Foi construída no terreno que pertencia a família do SrºJoaquim e sua Esposa Dona Maria. Posteriormente foi aprovada pela câmara de vereadores a construção de uma praça em frente á capela pela prefeitura. 
 

Festejos do ano de 2009 pela primeira vez celebram-se na capela. Missa presidida pelo Pe. Albeto Basso. Nesse ano a capela ganha a imagem de sua padroeira, trazida do Santuário de Aparecida - São Paulo, pela família da festeira Luzia.

Festejos de 2010, as 10 catequistas do bairro se reuniu com a comunidade para fazer a festa, tivemos a presença ilustre do Pe. Joãozinho Baiano nesse ano.


A comunidade tem como tradição celebrar a novena de natal, concluindo sempre com uma boa comida. 
                         
Festejos de 2011 celebrada pelo Pe. Vidal.Durante essa festa foi colocada a energia na capela e as obras já estava bem adiantada...
                           
Com a visita ilustre de Senhora Santana no ano de 2012, só veio a contribuir com a animação do povo. Muitos padres da nossa diocese vieram ver o andamento das obras Pe. Paulo, Pe. Paulo Henrique, Pe. Anderson, Mons. Osvaldo, Pe. Manoel,Diácono Lely,Ir. Geovanna, Ir. Aurora, Ir. Lúcia,Pe. Hélio (BH), seminaristas,entre tantos outros visitantes.

Olha a capela ficando mais bonita...
A bela arte feita pela arquiteta Ir. Geovanna Occari no presbíterio está encantado quem visita a capela de aparecida em Igaporã...





Nenhum comentário:

Postar um comentário