Tema: Agraciados.
Oração Inicial: Espontâneo seguido de Ave Maria.
Comentar: Perguntar se já ouviu falar em GRAÇA, citar alguns exemplos como A PIADA NÃO TEM GRAÇA - ENGRAÇADINHO! – VOCÊ É CHEIA DE GRAÇA – A BRINCADEIRA FOI ENGRAÇADA, ou seja, palavras que estão relacionadas com a palavra GRAÇA. Perguntar o que há em comum com as palavras.
Comentar que quando recebemos graças de Deus ele não cobra nada em troca, pois a própria palavra já diz é de graça, ou seja, Deus não nos cobra nada em troca, simplesmente nos dá quando somos merecedores desta graça para nos ver feliz.
Explicar que quando surgem comentários que “alguém fez uma promessa e foi PAGAR a promessa m algum lugar” não é sinônimo de que para recebermos uma graça temos que pagar uma promessa, graça não é milagre. Deixar claro que diariamente recebemos graças de Deus, mas não as enxergamos. O sol é uma graça de Deus, a chuva é uma graça de Deus. Como podemos perceber na leitura a seguir Deus nos deu uma grande graça, Seu Filho, Jesus Cristo.
Questioná-los sobre:
• Somos-nos merecedores das graças que Deus nos dar?
• Qual foi a maior graça que você já recebeu em sua vida? (Nesta resposta eles costumam dizer a VIDA, mas tentem ressaltar outras como, o batismo, a Eucaristia recentemente recebida, e o Sacramento da Crisma que estão caminhando para recebê-lo).
Texto Bíblico: Romanos 5,1-11
Dinâmica: Três copos transparentes, azeite, uma jarra de suco, pedras água.
Em cada copo, colocar cada item acima, ou seja, um copo com azeite, um copo com água, e o outro com pedras. Despejar em cada copo o Suco, deixando que observem o que esta acontecendo. Cada item (pedra, água e azeite, somos nos Cristãos, e o suco e a Graça de Deus)
1º, copo com óleo é quando recebemos a “graça” de Deus e não nos deixamos misturar, ou seja, eu recebo, mas é como se nada tivesse acontecido.
2º copo com pedra é quando recebemos a “graça” de Deus, mas não nos damos conta de que recebemos, agimos como “pedra” diante dessa Graça.
Já o copo com água, é quando recebemos e nos deixamos sentir o sabor de graça, pois sem a Graça de Deus nossa vida passar a ter sabor. Ofereça o copo com óleo e com pedras para os catequizando experimentar, é claro que ninguém vai querer beber.
Continue despejando o suco no copo com água ate transbordar, pois quando aceitamos as graças que Deus nos dar nossa vida passar a ter sabor e a transbordar coisas boas. Relacionar com a realidade de cada criança ou com o momento atual
Trazer Suco suficiente para dinâmica e para depois dividir para os catequizandos
Oração Final. Salve Rainha
(P.S: Costumo em todos os encontros rezar a Salve Rainha, pois as crianças aprendem durante o 1º ou o 2º ano de catequese, e depois esquecem, pois geralmente tiveram que decorar, e tudo que é decorado e não se pratica se esquece, por isso em todos os encontros rezamos pois assim torna-se uma rotina e eles vão memorizando aos pouquinhos, digo por experiência própria pois quando fiz a catequese, tive que decorar pois a catequista iria tomar no próximo encontro, então decorei, mas no final de semana seguinte não sabia mais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário