ORIENTAÇÕES E ROTEIRO DE ORAÇÕES
Algumas dicas úteis para o melhor apreitamento destes momentos de retiro:O objetivo da equipe de projetos educativos da Fundação Século 21 é proporcionar a você que é sócio (a) da Associação do Senhor Jesus e vem ao longo de sua vida abrindo portas, para que possamos realizar o anúncio do Evangelho pelos meios de comunicação social, momentos de reflexão para um encontro pessoal com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Nesta série de encontros que começa pelo conhecimento da Santíssima Trindade, estaremos apontando alguns caminhos para que você possa aprimorar seu relacionamento espiritual e ajuda-lo a abrir as comportas de graças que podemos receber na descoberta da oração.
Assim este primeiro encontro foi elaborado para ser realizado ao longo de oito (8) dias consecutivos, onde teremos:
1) Um texto onde se explicará o assunto do dia.
2) Ao ler o texto você encontrará diversas citações bíblicas, as quais propomos que sejam lidas em conjunto com as explicações.
3) Ao final deste estudo que levará cerca uma (1) hora diária, escolha um dos textos citados; peça a luz do Espírito Santo para abrir a sua mente para a compreensão; leia diversas vezes o texto; silencie e tente escutar a inspiração que brotar em seu coração e mente.
4) Para um melhor aproveitamento destes dias sugerimos que você pegue um caderno e faça anotações das inspirações que surgirem em seu momento de oração.
5) Este processo deve continuar sempre, mesmo depois do final dos dias de retiro, e as anotações devem sempre ser revisadas. Assim você estará programando o seu crescimento espiritual.
VERBO ENCARNADO
Criado, à imagem e semelhança de Deus, único ser inteligente e capaz de reconhecer os grandes dádivas e dons recebidos. Colocado frente ao mundo e a todas as maravilhas da criação, o ser humano foi constituído, pelo Pai, como Senhor, administrador de todos estes bens, devendo fazê-los progredir e através deste progresso tributar ao criador, a gratidão, a adoração, o verdadeiro amor.
Frente aos outros homens, seus irmãos, a criatura humana deveria tratar a todos como irmãos e começar a formar já aqui a família do filho de Deus, no Reino de Paz, de justiça, de salvação. Enfim, cada pessoa humana viria ao mundo para partilhar da felicidade do seu criador e bem administrar tudo o que fora concedido (Gn 1, 1-31).
O PLANO ROMPIDO - A ALIANÇA QUEBRADA
Infelizmente a pessoa humana, única capaz de tributar o verdadeiro louvor ao Senhor, de chegar a uma união de profunda comunhão com seu único, e verdadeiro Deus, quebra o PLANO. Desfaz-se a aliança.
O inimigo de todo bem, o demônio, uma vez tendo recusado sua adoração e serviço ao Pai e ao verbo Encarnado, fazendo-se seu próprio Deus e prestando culto a si mesmo, inveja a felicidade do homem, e tenta-o para levá-lo a cair nos mesmos moldes que ele: SER DEUS INDEPENDENTE DE DEUS.
O pecado entra no mundo. O homem também quer ser DEUS, sem prestar culto ao seu verdadeiro Deus, o culto de louvor, gratidão, submissão que Lhe era devido. Criado para ser senhor do universo e de tudo administrar a serviço de Deus, o homem se submete às coisas criadas e fica acorrentado às mesmas. Ele agora é um escravo (Gn 2;3).
Urge uma reparação, urge um reatar de relações do Pai para com os filhos ingratos.
O pecado ofendera ao próprio Deus! Só mesmo um HOMEM DEUS seria capaz de reparar o mal e reatar a aliança violada. Eis porque o FILHO, no misterioso Conselho de Santíssima Trindade, é o ESCOLHIDO para a difícil missão de renovação da aliança partida: (Hebreus 10): "Não quiseste oblações nem sacrifício, mas me formastes um corpo".
Eis que venho fazer a tua vontade. Cristo ofereceu-Se pelos meus pecados. Único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus onde espera de hora em diante que seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. Por uma só oblação realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação. É o que nos confirma o Testemunho Espírito Santo.
Depois de ter dito: Eis a aliança, que depois daqueles dias, fareis com eles - oráculo do Senhor, imprimirei as minhas leis nos seus corações e as escreverei no seu espírito. Dos seus pecados e das suas iniqüidades já não mais me lembrarei. Ora, onde houve plena remissão dos pecados, não há porque oferecer sacrifício por eles (Jo 3, 16-18; Rm 5, 12-21).
Com o SIM de MARIA, dispondo-se a acolher o VERBO ENCARNADO, num mistério de AMOR, o ESPÍRITO SANTO desce sobre ELA e a fecunda, para tornar-se a colaboradora no plano da Salvação. Deus Filho entra no meio dos homens, o Divino entra no humano, Deus desce até nós e o verbo Encarnado no seio de Maria é o Escolhido para realizar o Mistério da Salvação, para reatar a Aliança com o Pai e para ser o Modelo, a Ponte, entre o homem e Deus.
Com o Sim de Maria o que de humano ela poderia oferecer, o Espírito de Deus, fecunda a oferta de Maria e se forma, nela o verbo Encarnado.
O grande mérito de Maria, não foi sua vida simples e humilde, não foram portentosos milagres, mas adesão total ao plano do Pai. Seu Sim (Lc 1, 26-38).
"Jesus assumiu em tudo a condição humana, exceto o pecado. Então desde o seu Natal, na pobreza de uma manjedoura, sua manifestação se faz a humildes pastores e aqueles que acolheram, de coração aberto que o filho de Deus era o filho de Maria".
A perseguição também começa, a fuga para o Egito, e milhares de Santos inocentes dão sua vida em oferta à vida do homem-Deus para que a salvação da humanidade pudesse ser efetuada. A guerra entre o mal e o bem já estão presentes! Mas, no plano de Deus sempre o bem vencerá.
Completado o tempo marcado pela lei, Maria e José levam Jesus ao templo, como os pais judeus o fazem com seus primogênitos. É ali que Maria acolhe com amor, mas também com dor, a profecia de Simeão, dizendo que tipo de morte teria seu filho (Lc 2, 22-40).
O costume de oferecer a criança ao Senhor, vem, pois, desde os primórdios, para que aquele pequenino ser humano, tornado filho de Deus, seja aceito também como oferta agradável, à imitação de Jesus.
Senhor, que estas primeiras reflexões, penetrem profundamente em nossos corações, através de nossa oração pessoal e daí possam surgir conversões e atos concretos para que nossas vidas se transformem. Seria bom, no tempo de sua oração pessoal, ler, meditar, contemplar, os principais textos.
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
Lc 1 e Lc 2;
Jo 1,1 - 18
Mt 1 e Mt 2
Hb 10
Miq 5
Sl 2
Jo 1,1 - 18
Mt 1 e Mt 2
Hb 10
Miq 5
Sl 2
INFÂNCIA, IDADE ADULTA, MINISTÉRIO DE JESUS
Submisso a seus Pais, chegado aos 12 anos, em caravana, vai com eles a Jerusalém, ao Templo, como era de costume na época. Em grupos diferentes, conforme os sexos, adoram o DEUS VERDADEIRO no TEMPLO, levando-lhe ofertas, oferecendo-se a si mesmos como JUDEU, um membro especial do Povo Escolhido.
Após o cumprimento da LEI, retornam a sua terra. Como vieram. Eis senão quando os PAIS dão por falta de seu filho JESUS. Estará com MARIA? Estará com JOSÉ?
Constatando o desaparecimento do MENINO, retornam a JERUSALÉM e, por três dias, numa busca infrutífera. Encontram-no no TEMPLO, disputando entre os DOUTORES. Ele não viera para testemunhar e anunciar a BOA NOVA da SALVAÇÃO? Para JESUS, aquela atitude "Permanecer" entre os doutores, já se tratava da aurora de seu MINISTÉRIO. É com naturalidade que diz a seus PAIS aflitos: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de MEU PAI? (Lc 2, 41-52).
E Jesus retorna com seus pais a Nazaré até a idade adulta, de onde parte para o seu MINISTÉRIO PÚBLICO.
A SAGRADA ESCRITURA POUCO FALA DE MARIA E POUQUÍSSIMO DE JOSÉ. Está toda centralizada na PESSOA de JESUS, FILHO DE DEUS e alguma coisa sobre seus parentes. Sem dúvida alguma JOSÉ morrera entre os braços de JESUS e de MARIA. Um SANTO, como diríamos hoje. Cumprira, escondido e no amor sua grande missão de ser PAI ADOTIVO do MENINO DEUS e guarda da SAGRADA FAMÍLIA.
A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA E MINISTÉRIO DE DEUS
A bíblia cita diversas vezes a ação do ESPÍRITO SANTO no antigo Testamento, principalmente atuando na direção e instrução do Povo de Deus, através dos Patriarcas e Profetas. Ele se faz presente desde a criação do mundo quando o "Espírito de Deus pairava sobre as águas dando vida e tudo fecundando".
Inspira o povo eleito qual deve ser o seu verdadeiro caminho. Dá-lhe ensinamentos, pelos homens que o Senhor Escolhera: Abrahão, Moisés, Jacó, os Profetas, exortando, censurando, confortando, animando e impulsionando o Povo sempre a uma caminhada cada vez mais para frente até a chegada da Terra prometida. E na Terra prometida não cessa a atuação de Guia do povo de Deus.
Mas de um modo especial, é sobre a Encarnação do verbo que ele age no seio de Maria e está sempre sobre Jesus e todas as suas atitudes quando deve testemunhar, falar a Boa Nova, censurar os erros do povo, Curar, Salvar. Logo no início do Ministério Público de Jesus lemos "O espírito conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo demônio" (Mt 4, 1-11).
Sob a ação do ESPÍRITO JESUS dá sinais evidentes de que é realmente o MESSIAS enviado: Domina o inimigo, expulsa demônios, cura fisicamente os doentes, consola os tristes, liberta, dá a paz, traz e oferece a salvação a todos os que DELE se aproximam.
Basta se aprofundar nas páginas do Evangelho e sentimos a ação do Espírito atuando profundamente através da pessoa de Jesus, testemunhando ao povo escolhido e à humanidade pecadora, caminhando para a paixão, morte e ressurreição (Mt 8, 14-17).
Por ora, em nosso tempo dedicado à nossa oração intensiva, diária, procure penetrar nas cenas evangélicas já referidas na síntese que procuramos fazer da vida adulta e ministério de Jesus até atravessarmos também à Paixão, Morte e Ressurreição e chegar aos nossos dias perpetuando a missão salvadora de Jesus sob a ação do Espírito Santo.
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
Lc 2, 41-52;
Lc 4, 14-30;
Lc 14;
Lc 15;
Lc 16;
Lc 4, 14-30;
Lc 14;
Lc 15;
Lc 16;
PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
O objetivo único de sua vida era provar a todos, primeiramente aos Judeus, que o PAI OS AMAVA, QUE O PAI OS PERDOAVA e QUERIA REATAR OS LAÇOS DE AMIZADE ROMPIDOS (Jo 5, 19-37).
Para que os novos céus e a nova Terra se restabelecessem, era necessário combater o mal, expulsar satanás, detectar o erro e o pecado dos que estavam com coração fechado, provar o grande amor do Pai para com todos.
O plano do Pai estava sendo realizado pelo filho. Mas para concluí-lo teria que entrar em combate com as classes dominantes da época, cujo orgulho não aceitava Jesus, o filho do carpinteiro. A franqueza de Jesus denunciando a malícia, o fingimento, a maldade dos corações fechados, levou Jesus, para realizar o Plano do Amor do Pai, a passar pela via dolorosa da paixão e morte de Cruz (Mt 23, 1-39).
Mas Jesus foi fiel ao plano estabelecido pela Trindade, mesmo a custa da morte de cruz. A inveja da classe dominante o perseguia e armava ciladas. Jesus carregava em seu coração amargurado a ingratidão daqueles por quem daria sua própria vida.
O ídolo, o Amor ao dinheiro de Judas indicou aos inimigos onde encontrar Jesus. Um beijo de traição apontou o Messias cobiçado. Os amigos de todos os dias, embora presentes, tinham seu coração distante do Mistério que estava para acontecer. Pedro, Tiago, João, dormiam. Tudo era como uma carga pesada de angústia que esmagava o coração do Mestre (Mc 14, 43-50).
Quando os soldados chegaram ao horto e perguntaram "QUEM ERA JESUS DE NAZARÉ?". Diante da afirmativa de Jesus que era ele, os soldados caíram por terra. Os apóstolos estavam bastante atemorizados. Pedro tenta cortar a orelha de Malco com uma espada. Mas depois do beijo traidor de Judas, Jesus se volta para o traidor e diz: "Judas. Com um beijo traís o filho do homem?"
Jesus então é preso e vai passar a última etapa de sua vida terrena no amor ao Pai e aos irmãos através da angústia e do sofrimento intenso: Angústia suprema - Prisão de Jesus - Jesus diante de Caifás - Negação de Pedro - Suicídio de Judas - Jesus diante de Pilatos - Cena de ultrajes - Caminho da Cruz - Sepultura (Mc 14, 32-72; Mc 15, 1-47).
Ao 3º dia completa a Obra Redentora, Ressuscitando do sepulcro e aparecendo diversas vezes aos apóstolos, para confirma-los na fé e lhe levantar o ânimo para o combate que ele terá também que enfrentar, o plano de salvação que deverão difundir por toda a terra: Ao subir ao céu na ascensão, ordena a seus amigos: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem, expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, vão manusear serpentes mortíferas e elas não lhes farão mal, vão impor as mãos sobre os enfermos e eles ficarão curados" (Jo 20, 1-31; Ct 1, 4-14).
Abençoando-os Jesus subiu aos céus e os apóstolos se reuniram em oração no Cenáculo, aguardando a realização da promessa do Pai.
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
No tempo que reservamos para dedicar a uma oração mais intensa, procuremos acompanhar os passos de Jesus até a Ressurreição. Permitam que as palavras da escritura penetrem profundamente em seus corações pedindo a graça para seguir os passos de Jesus até o fim.
APARIÇÕES DE JESUS
Após sua Ressurreição Jesus apareceu diversas vezes aos apóstolos e discípulos para confirmá-los na fé. É fácil encontrar estas passagens. Estão no final de cada Evangelho. Grandes lições para nossa vida cristã. No dia a dia podemos auferir estas Passagens que o Senhor nos legou.
Antes de tudo, aumentar a nossa fé, alicerçando-a na Palavra de Deus que não falha. Jesus queria nos ajudar para que nossa fé na Ressurreição fosse cada vez mais bem alicerçada. E nos dar as recomendações finais para vivermos como verdadeiros filhos de Deus.
Em Mateus vemos que com sua aparição às santas mulheres quer nos ensinar que, com nossa conduta, com nossas palavras e, principalmente com sua presença em nosso ser e em nosso coração as pessoas possam sentir que Jesus ainda está vivo e agindo no mundo, apesar do mal sempre crescente querer sufocar o bem.
O mal, infelizmente, faz muito barulho e o bem opera no entendimento e no silencio, pois há inúmeras testemunhas de Jesus Ressuscitado pelo mundo afora (Mt 28, 1-12).
Na Galiléia aparece aos discípulos e os envia ao mundo em missão. Este envio é para nós também (Mt 1, 16-20).
Em Marcos sentimos a alegria de Maria Madalena que vê o Senhor Ressuscitado para depois levar a boa nova aos amigos (Mc 16, 9-18).
Reafirma a fé de Tomé e concede aos discípulos o poder de perdoar os pecados (Jo 20, 19-31).
Reafirma a fé de Tomé e concede aos discípulos o poder de perdoar os pecados (Jo 20, 19-31).
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
Vá meditando, cada dia, num trechinho da vida de Jesus escolhendo um dos evangelistas.
Vamos ler com muita fé e gratidão estas passagens do Evangelho, pedindo a Jesus a graça de seguir seus ensinamentos.
Vamos ler com muita fé e gratidão estas passagens do Evangelho, pedindo a Jesus a graça de seguir seus ensinamentos.
COMO PASSAR PELOS GRANDES MISTÉRIOS DO TERÇO?
A ORAÇÃO a condição primordial, pois na medida em que meu coração se abre às palavras da escritura, na medida em que penetro nos mistérios que medito, o plano de Deus, a Vida, Paixão e Morte de Jesus, sua Ressurreição, a partida dos apóstolos pelo mundo onde estão pregando o Evangelho, tocam fundo o meu ser, principalmente se estou destituído de obstáculos, apegos, pecados, falsos ídolos, se no meu coração existe um grande desejo de seguir as pisadas de Jesus.
Tudo isto ajuda, mas a força propulsora que me leva a caminhar desde os primeiros anos de vida até o fim, no seguimento de JESUS é a AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
No batismo recebemos o ESPÍRITO SANTO e todos os seus DONS. Infelizmente a hereditariedade, traumas e condicionamentos, as falhas do meio ambiente, quase se sufocam a ação do Paráclito. Então, como aconteceu aos apóstolos quando estavam reunidos no cenáculo em oração com Maria, após a ascensão de JESUS, que o ESPÍRITO desceu em toda a plenitude e fez dos apóstolos HOMENS NOVOS, o SENHOR nos proporciona, em determinada época de nossa vida, também um PENTECOSTES.
Não podemos dizer que receberemos um outro sacramento do BATISMO, mas, os DONS do ESPÍRITO que já nos foram doados, reflorescem! Como as LÍNGUAS de FOGO caíram sobre os apóstolos, sobre nós, o ESPÍRITO SANTO faz sentir a sua ação e uma renovação profunda de todo nosso ser.
Já o dissera o Batista: "Eu batizo em água, mas no meio de vós está quem batiza na água e no ESPÍRITO SANTO". Dele não sou digno de desatar as suas sandálias. Ele batiza no FOGO e no ESPÍRITO SANTO!
Então, sob esta força vinda do alto, com todo o seu vigor, prometida por Jesus aos apóstolos, antes de sua ascensão - (João 15,26ss. João 16,1-23. João 15,9-17), seremos transformados, cada vez mais à imagem daquele que nos criou, seremos revestidos dos Dons do Espírito Santo e nos tornaremos aptas testemunhas e pregadores do Evangelho.
Começaremos aqui a viver a ETERNIDADE feliz que inicia dentro de nosso coração e atinge as pessoas que nos cercam e todos aqueles que pela nossa intercessão são convidados a uma profunda conversão, a uma nova vida, a uma eternidade feliz. Amém.
Convido-o (a), a reservar uma tarde de folga, umas horas de lazer, momentos que tiver no fim desta última semana a rever, lendo, ou mentalmente, ou rezando sobre tudo o que já viveu, e fazer um sério pacto com Jesus, de dar o passo que você sabe e ele mais ainda, ser necessário para retomar a caminhada em direção à eternidade feliz. Tudo entregando nas mãos de Maria para que o seu SIM fecunde o nosso.
Sugiro que ao ler pausadamente, em sua oração pessoal, dia a dia, os Mistérios do Rosário, procure se deter em cada passagem citada no encerramento de cada Evangelho. Não procure fazer tudo de uma vez só. Trata-se de uma caminhada.
Medite cada trecho, ou melhor, complete a cena. Procure entrar dentro dela e sentir as repercussões que produz em seu coração, que moção lhe traz, que convite lhe faz para um passo à frente e para a libertação de algo que ainda feche o seu coração. Só então você estará em condições de viver a alegria da Ascensão e seu coração estará mais aberto para se plenificar com o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO EM PENTECOSTES e prosseguir sua vida cristã e apostólica sob a unção do Espírito.
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
Medite no Texto de Atos dos Apóstolos 2.
VIDA SOB AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Sabemos que o Senhor colocou esta moção em nosso coração, desta forma Ele irá dar sinais para confirma-la. A única coisa necessária é ter sobre nós a unção do Espírito Santo para que não desanimemos, nem saiamos do caminho. Afim de que isto aconteça o Senhor nos batiza com seu Santo Espírito e nos lega a abundância e a plenitude do Espírito Santo com todos os seus Dons para o crescimento espiritual bem como para melhor servir seus irmãos e a Igreja de Jesus Cristo (At 2, 1-36).
Pentecostes realizado no cenáculo, logo após a Ascensão, e a saída dos apóstolos imbuídos de toda luz e força do alto nos comprovam que sem o Espírito nada conseguiremos. Pode parecer uma projeção pessoal, mas os frutos serão amargos, sem sabor, não alimentarão as almas.
Portanto, não só devemos pedir, de todo o coração, ao Senhor que nos batize com o seu Espírito Santo, mas que os Dons sejam usados na hora certa, a favor dos irmãos na construção da Igreja. Nossa Senhora não ficará em evidencia, nem haverá motivos de glorificação pessoal, mas haverá abundância de frutos sazonados que saciarão os que estão sedentos de água viva.
Cada manhã, renovando nossa entrega a Jesus e Maria, renovemos o pedido de confirmação da graça do Sacramento do Batismo, para que tudo o que fizermos durante o dia, traga a marca do alto, a unção e o Poder do Espírito Santo.
A renovação da graça do Sacramento do Batismo exigirá de nós grande abertura de coração e a correspondência ao que o Senhor nos sugerir em nossas orações.
Assim nos tornaremos autênticos filhos de Deus, testemunhas vivas do Ressuscitado, Mensageiros da Boa Nova e construtores do mundo novo que há de vir, mas que começa já aqui e agora.
Desejo de todo o coração que esta fase do retiro, completando a primeira fase tenha tocado o seu coração e este conteúdo, baseado na Bíblia sirva do alimento que você precisa para chegar até o fim de seus propósitos.
Batiza-nos, Senhor, com teu Espírito! Que ele esteja sobre nós em cada instante de nossa vida, em cada ministério que formos exercer.
Sugestões para Reflexão e Oração
Textos sugeridos:
Releia os trechos da vida de Jesus já meditados durante o retiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário